AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA SOB A CONCEPÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS
Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado em Letras, nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura – nos ensinos Fundamental e Médio –, ocorreu na Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik, na cidade de Xanxerê (SC), com início no primeiro semestre de 2015 e finalização no segundo semestre de 2016. O objetivo maior foi investigar possibilidades de melhorias no processo de ensino-aprendizagem: em virtude disso, desencadeou-se problemática voltada às práticas de leitura e escrita alinhavadas ao conhecimento gramatical, articulando-os com os gêneros discursivos. Nessa óptica, a problemática foi o elemento fundamental que norteou o referencial teórico, o planejamento do ensino e o desenvolvimento das aulas. Ainda, as ações planejadas nos estágios de docência obtiveram bons resultados porque foram construídas a partir de uma metodologia sistematizada: a sequência didática. Assim, por meio da sequência didática, foi possível desenvolver atividades focadas às práticas de leitura, escrita e discursiva, as quais contribuíram para diagnosticar construtivamente impasses vivenciados pelos discentes. Em suma, o estágio possibilitou uma percepção mais aguçada sobre o processo de ensino-aprendizagem, despertando no futuro profissional da área de linguagem, novas ideias de ações pedagógicas, contribuindo com possíveis mudanças buscando melhorias no ensino de Língua Portuguesa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-23
Como Citar
Lorenset, R. B. C., & Missiaggia, A. R. (2016). AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA SOB A CONCEPÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12907. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12907
Edição
Seção
ACH Resumos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.