AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA SOB A CONCEPÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê https://orcid.org/0000-0002-9208-6205
  • Angélica Regina Missiaggia Unoesc Xanxerê

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado em Letras, nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura – nos ensinos Fundamental e Médio –, ocorreu na Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik, na cidade de Xanxerê (SC), com início no primeiro semestre de 2015 e finalização no segundo semestre de 2016. O objetivo maior foi investigar possibilidades de melhorias no processo de ensino-aprendizagem: em virtude disso, desencadeou-se problemática voltada às práticas de leitura e escrita alinhavadas ao conhecimento gramatical, articulando-os com os gêneros discursivos. Nessa óptica, a problemática foi o elemento fundamental que norteou o referencial teórico, o planejamento do ensino e o desenvolvimento das aulas. Ainda, as ações planejadas nos estágios de docência obtiveram bons resultados porque foram construídas a partir de uma metodologia sistematizada: a sequência didática. Assim, por meio da sequência didática, foi possível desenvolver atividades focadas às práticas de leitura, escrita e discursiva, as quais contribuíram para diagnosticar construtivamente impasses vivenciados pelos discentes. Em suma, o estágio possibilitou uma percepção mais aguçada sobre o processo de ensino-aprendizagem, despertando no futuro profissional da área de linguagem, novas ideias de ações pedagógicas, contribuindo com possíveis mudanças buscando melhorias no ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul; doutoranda em Línguística pela Universidade Federal de Santa Catarina: Professora de Língua Portuguesa da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Direito, Farmácia e Letras.

Angélica Regina Missiaggia, Unoesc Xanxerê

Graduanda em Letras- Língua Portuguesa, pela Unoesc Xanxerê.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Lorenset, R. B. C., & Missiaggia, A. R. (2016). AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA SOB A CONCEPÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12907. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12907

Edição

Seção

ACH Resumos