O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O LIVRO DIDÁTICO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê https://orcid.org/0000-0002-9208-6205
  • Ana Paula Casal Unoesc Xanxerê

Resumo

O Estágio de Docência em Língua Portuguesa proporcionado pelo Componente Curricular Supervisionado em Letras ocorreu na Escola de Educação Básica João Roberto Moreira, na cidade de São Domingos, Santa Catarina. A primeira fase do Estágio, sobreveio no ano de 2015, momento da observação escolar, a partir da qual emergiu o problema de pesquisa: quais as possibilidades e desafios a respeito do uso do Livro Didático, quando utilizado por professores e alunos em sala de aula, bem como as eficiências ou/e ineficiências proporcionadas por este método de ensino? Em virtude disso, a sequência do Estágio docente realizou-se ano de 2016, envolvendo a prática no Ensino Fundamental e o Ensino Médio, articulando leituras de Gêneros Discursivos, Literatura e Classes Gramaticais. Dos aspectos que envolveram a criticidade e a reflexão, diagnosticou-se dificuldades na produção e articulação de pensamentos, apontando carência cognitiva na elaboração textual dos discentes. Desse modo, a sequência didática possibilitou implementar estratégias que contribuíssem para sanar lacunas do processo de ensino-aprendizagem e utilizar-se de métodos, a fim de verificar a necessidade da (re)avaliação da prática pedagógica. Diante disso, o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras é de suma importância, propiciando ao acadêmico a inserção na escola, juntamente com as escolhas de metodologias adequadas ao processo de ensino-aprendizagem, de participar das experiências compartilhadas entre os sujeitos, além de conhecer a respeito da educação oferecida nas instituições de ensino, na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul; doutoranda em Línguística pela Universidade Federal de Santa Catarina: Professora de Língua Portuguesa da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Direito, Farmácia e Letras.

Ana Paula Casal, Unoesc Xanxerê

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa, pela Unoesc Xanxerê.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Lorenset, R. B. C., & Casal, A. P. (2016). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O LIVRO DIDÁTICO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12906. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12906

Edição

Seção

ACH Resumos