O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O LIVRO DIDÁTICO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Resumo
O Estágio de Docência em Língua Portuguesa proporcionado pelo Componente Curricular Supervisionado em Letras ocorreu na Escola de Educação Básica João Roberto Moreira, na cidade de São Domingos, Santa Catarina. A primeira fase do Estágio, sobreveio no ano de 2015, momento da observação escolar, a partir da qual emergiu o problema de pesquisa: quais as possibilidades e desafios a respeito do uso do Livro Didático, quando utilizado por professores e alunos em sala de aula, bem como as eficiências ou/e ineficiências proporcionadas por este método de ensino? Em virtude disso, a sequência do Estágio docente realizou-se ano de 2016, envolvendo a prática no Ensino Fundamental e o Ensino Médio, articulando leituras de Gêneros Discursivos, Literatura e Classes Gramaticais. Dos aspectos que envolveram a criticidade e a reflexão, diagnosticou-se dificuldades na produção e articulação de pensamentos, apontando carência cognitiva na elaboração textual dos discentes. Desse modo, a sequência didática possibilitou implementar estratégias que contribuíssem para sanar lacunas do processo de ensino-aprendizagem e utilizar-se de métodos, a fim de verificar a necessidade da (re)avaliação da prática pedagógica. Diante disso, o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras é de suma importância, propiciando ao acadêmico a inserção na escola, juntamente com as escolhas de metodologias adequadas ao processo de ensino-aprendizagem, de participar das experiências compartilhadas entre os sujeitos, além de conhecer a respeito da educação oferecida nas instituições de ensino, na Educação Básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.