LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS
Resumo
Neste Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Letras há o relato e a análise da atuação docente de Estágio em Língua Portuguesa, nos anos de 2015 e 2016, em duas escolas públicas de Educação Básica da rede estadual: EEB Joaquim Nabuco e EEB Presidente Artur da Costa e Silva, ambas no município de Xanxerê (SC). As etapas que constituem o Estágio Curricular possuem o objetivo de permitir aos acadêmicos a exteriorização da prática docente nas instituições de ensino, ou seja, consentir ao acadêmico sua atuação como professor-estagiário por um tempo determinado. Durante essa intervenção, a problemática que norteou o referencial teórico, o planejamento de ensino e o desenvolvimento das atividades em sala de aula buscou articular leitura e interpretação textual, partindo do pressuposto que a leitura habitual e espontânea auxilia gradativamente os discentes a analisarem, escreverem e oralizarem textos. Considerou-se que, por meio da utilização da sequência didática para o desenvolvimento das aulas, a tarefa de articular leitura e interpretação textuais ocorreu de maneira positiva no processo de ensino-aprendizagem. Compreende-se que o Estágio – etapa de extrema importância para a jornada do aluno-professor - possibilita a vivência, ainda que por tempo restrito, do ambiente escolar, contribuindo com a futura atuação profissional do acadêmico que, por meio de reflexão crítica, constrói sua identidade, vislumbrando futuras ações pedagógicas do professor.
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