GÊNEROS TEXTUAIS E HABILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Autores

  • Roberta Bianchi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Renize Suele Rossetto

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado em Letras, nas áreas de Língua Portuguesa (LP) e Literatura – nos Ensinos Fundamental e Médio –, ocorreu na Escola de Educação Básica Dom Vital, na cidade de Ponte Serrada (SC). Ele teve por objetivo investigar estratégias de trabalho com gêneros textuais para influenciar e desenvolver as habilidades de interpretação de texto. Assim, após a observação e elaboração de uma problemática, foi iniciada a docência em LP no Ensino Fundamental, mediada pela sequência didática, sempre com foco no incentivo à leitura e sua fruição por parte dos alunos. Depois, as disciplinas foram ministradas no Ensino Médio, sendo que, nesse momento, a disciplina de LP foi complementada pela Literatura, a qual tornou possível atuar mais sobre a problemática que diz respeito à interpretação de texto. O estágio visa a um processo de ensino-aprendizagem em que se tornarão concreto e autônomo, através de atividades realizadas pelo estagiário em seu processo de formação. Por fim, o estágio curricular foi o momento no qual conseguimos vivenciar várias práticas e vários modos de ser professor, começar a observar e estudar a aprendizagem dos alunos, e estabelecer um contato com o todo da educação, todo o processo de Estágio Curricular Supervisionado contribuiu substancialmente para a formação da autora como docente na área da linguagem.

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Biografia do Autor

Roberta Bianchi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora da área de Ciências da Humanidade

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Bianchi, R., & Rossetto, R. S. (2016). GÊNEROS TEXTUAIS E HABILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12902. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12902

Edição

Seção

ACH Resumos