GÊNEROS TEXTUAIS E AS PRÁTICAS SOCIAIS COMUNICATIVAS ATRELADOS À EDUCAÇÃO

Autores

  • Roberta Bianchi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maria Ivanilce de Mello Damarat

Resumo

Para que os indivíduos se engajem no mundo social e cultural, é necessário o desenvolvimento de habilidades linguísticas partindo do ensino de um gênero textual, e do conhecimento técnico-científico que permitam ao profissional satisfazer as necessidades contemporâneas. Durante o estágio de observação constatou-se relevantes informações e implicações no trabalho docente os quais desencadeiam lacunas e aspectos falhos no processo de ensino-aprendizagem na produção textual. Para a concretização do gênero discursivo argumentativo dentro da Língua Portuguesa, é necessária a (re) avaliação da prática metodológica e pedagógica, quanto a orientação do ensino-aprendizagem da produção textual  na intervenção de submissão ao livro didático no trabalho docente. No entanto, para o ensino do gênero jornalístico artigo de opinião, é necessário seguir a sequência didática que é um dos procedimentos que rompe com as práticas pedagógicas ortodoxas da Língua Portuguesa. Sendo assim conclui-se que, com base em métodos, estratégias pedagógicas é possível viabilizar produções de textos a partir de gêneros discursivos argumentativos, concretizando assim a comunicação, interação social, inserindo os indivíduos na sociedade como cidadãos. O estágio supervisionado em Letras proporciona aos acadêmicos experiências para a formação docente.

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Biografia do Autor

Roberta Bianchi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora da área de Ciências da Humanidade

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Bianchi, R., & Damarat, M. I. de M. (2016). GÊNEROS TEXTUAIS E AS PRÁTICAS SOCIAIS COMUNICATIVAS ATRELADOS À EDUCAÇÃO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12901. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12901

Edição

Seção

ACH Resumos