A LEITURA, A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL E A PRODUÇÃO DE TEXTOS, COM FOCO NO GÊNERO RESUMO, NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A escrita é um dos principais objetivos da educação escolar atual, sua prática vem sendo cada vez mais cobrada nas instituições de ensino. Em razão de ser notório que os estudantes de hoje têm grandes dificuldades em serem sucintos e objetivos, o gênero textual escolhido como objeto deste estudo foi o Resumo. Diante disso, elencou-se a seguinte problemática: “Como intermediar a leitura e a interpretação de textos, com os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, utilizando materiais de suportes diferenciados e envolvendo a produção do gênero Resumo?”. Essa problemática visa a diagnosticar problemas de interpretação e tentar saná-los por meio da leitura, bem como melhorar a produção textual do gênero Resumo, por meio de sua prática, fazendo uso do método da sequência didática. E a proposta de utilizar materiais diferenciados surge por notar-se que os estudantes sentem-se mais atraídos Em razão disso, o presente Relatório apresenta os referenciais teóricos que embasaram a pesquisa de campo na unidade escolar escolhida. Apresentam-se, também, dados importantes sobre a instituição, bem como os Planos de Ensino e Aprendizagem produzidos na tentativa de sanar as dificuldades encontradas durante a observação, no que tange à problemática em questão. Ao término do processo, apresentam-se os relatos e análises das aulas ministradas durante o período de Estágio. Com isso, pode-se afirmar que não se tem uma solução cem por cento eficaz. Porém, percebe-se que, para atingi-la, é importante levar o aluno a ler e praticar mais o processo de interpretação textual, produção e revisão textual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-22
Como Citar
Bianchi, R., & Trzeciak, J. P. (2016). A LEITURA, A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL E A PRODUÇÃO DE TEXTOS, COM FOCO NO GÊNERO RESUMO, NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12899. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12899
Edição
Seção
ACH Resumos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.