O PROFISSIONAL DE LETRAS FRENTE AOS DESAFIOS DO USO PRODUTIVO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Resumo
A leitura é uma porta aberta para o mundo de descobertas sem fim. Considerando isto, o presente trabalho buscou encontrar possiveis soluções para melhor utilizar a bibliotreca escolar, da maneira mais valorativa e frequente. Visando a qualificar o processo de ensino-aprendisagem do aluno e instigando-o a ler por prazer de maneira crítica e consciente dos benefícios desse ato. Em liminar de um século pragmático, dinâmico e variável, a escola, bem como a docência, passa a ter novas exigências sociais. Nesse aspecto, para que os sujeitos tenham um concreto enganjamento no mundo social, faz-se necessário a prática da leitura. Vivemos hoje na era da informação e do conhecimento que se caracteriza pela enorme quantidade de notícias e atualizações. Para que a escola se adapte a estas alterações, é fundamental a utilização de todos os recursos dispiníveis, e dentre estes, se destaca a biblioteca escolar. Esta possui uma clara função socioeducativa, é um sistema em que se encontram as fontes de informação e deve ser uma plataforma de encontro entre professores e alunos na complementação do ensino. Dessa maneira, cabe a todos nós, profissionais de educação, o papel determinante de sencibilizar esstes espaços de saber/aprendizagem, cruzando as atividades da sala de aula com as da biblioteca escolar, por meio de projetos de leitura organizados ou atrelados com os contúdos trabalhados e guiados por uma Sequência Didatica. Em suma, todo o processo do Estágio norteou, sustentou e contribuiu substancialmente em minha formação como docente na área da linguagem e da docência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-22
Como Citar
Bianchi, R., & de Almeida, I. D. (2016). O PROFISSIONAL DE LETRAS FRENTE AOS DESAFIOS DO USO PRODUTIVO DA BIBLIOTECA ESCOLAR. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12897. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12897
Edição
Seção
ACH Resumos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.