AÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIA: UMA ALIANÇA NECESSÁRIA
Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado em Letras, nas áreas de Língua Portuguesa (LP) e Literatura – nos ensinos fundamental e médio –, ocorreu na Escola de Educação Básica Dom Vital, na cidade de Ponte Serrada (SC). E teve por objetivo refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos e sua contribuição para organização do trabalho didático. A proposta de trabalho traz reflexões na ação pedagógica e uma nova práxis na escola em relação aos instrumentos utilizados em prol da leitura e da escrita, elencando alguns desafios e possibilidades na prática docente. Assim, após a observação e a elaboração de uma problemática, foi iniciada a docência em Língua Portuguesa no ensino fundamental, sempre com intuito de incentivar à leitura e escrita, através dos recursos tecnológicos. Depois, a mesma disciplina foi ministrada no ensino médio, sendo que, nesse momento, a disciplina de LP foi complementada pela Literatura, a qual tornou possível atuar mais sobre a problemática quanto às estratégias que o professor de Língua Portuguesa pode lançar mão para que o aluno passe a dar mais relevância para a leitura e a escrita remetendo-se às habilidades cibernéticas como métodos de ensino para que quando possível o professor utilize-as e que sane alguns dos problemas existentes na prática pedagógica vivenciada no cotidiano escolar.
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