A LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS COMO ESTRATÉGIAS PARA UMA MELHOR INTERPRETAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores

  • Roberta Bianchi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Debora P. de C. de Linhares

Resumo

Este Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Letras relata as quatro fases do estágio Curricular, sendo essas, estágio de observação, Prática da Gestão Escolar, docência no Ensino Fundamental e docência no Ensino Médio, que ocorreram na Escola de Educação Básica Professor Iracy Tonello. Destarte, cada uma dessas fases proporcionou aprendizagens relevantes, pois ampliou saberes, oportunizou a prática docente e contribui para o processo da formação profissional e pessoal. Durante a construção desse relatório constituiu-se a seguinte problemática: "A interação com os diversos tipos de leitura pode, gradativamente, facilitar o processo de compreensão textual?". Que norteou o referencial teórico, direcionou o planejamento do ensino e o desenvolvimento das aulas ministradas durante as duas etapas da docência sobre o viés da leitura dos gêneros textuais como uma forma de ajudar na interpretação de textos. Como resultado à problemática, considera-se que a leitura de diversos tipos de texto permite interpretar e conhecer diversos assuntos que nos põem em contato com o mundo, e ainda, oportuniza melhorias no âmbito da linguagem, como também, contribui para a formação do sujeito e consequentemente viabiliza um melhor processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, concluiu-se que essas fases do estágio proporcionaram à professora-estagiária, aprendizagens que certamente contribuirão no exercício pleno da profissão honrosa de ser professor.
Palavras-chave: Estágio. Leitura. Gêneros Textuais. Interpretação. Ensino aprendizagem.
E-mails: roberta.bianchi@unoesc.edu.br, dheboracamargo20@hotmail.com

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Bianchi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora da área de Ciências da Humanidade

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Bianchi, R., & Linhares, D. P. de C. de. (2016). A LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS COMO ESTRATÉGIAS PARA UMA MELHOR INTERPRETAÇÃO EM SALA DE AULA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12890. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12890

Edição

Seção

ACH Resumos