A LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS COMO ESTRATÉGIAS PARA UMA MELHOR INTERPRETAÇÃO EM SALA DE AULA
Resumo
Este Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Letras relata as quatro fases do estágio Curricular, sendo essas, estágio de observação, Prática da Gestão Escolar, docência no Ensino Fundamental e docência no Ensino Médio, que ocorreram na Escola de Educação Básica Professor Iracy Tonello. Destarte, cada uma dessas fases proporcionou aprendizagens relevantes, pois ampliou saberes, oportunizou a prática docente e contribui para o processo da formação profissional e pessoal. Durante a construção desse relatório constituiu-se a seguinte problemática: "A interação com os diversos tipos de leitura pode, gradativamente, facilitar o processo de compreensão textual?". Que norteou o referencial teórico, direcionou o planejamento do ensino e o desenvolvimento das aulas ministradas durante as duas etapas da docência sobre o viés da leitura dos gêneros textuais como uma forma de ajudar na interpretação de textos. Como resultado à problemática, considera-se que a leitura de diversos tipos de texto permite interpretar e conhecer diversos assuntos que nos põem em contato com o mundo, e ainda, oportuniza melhorias no âmbito da linguagem, como também, contribui para a formação do sujeito e consequentemente viabiliza um melhor processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, concluiu-se que essas fases do estágio proporcionaram à professora-estagiária, aprendizagens que certamente contribuirão no exercício pleno da profissão honrosa de ser professor.
Palavras-chave: Estágio. Leitura. Gêneros Textuais. Interpretação. Ensino aprendizagem.
E-mails: roberta.bianchi@unoesc.edu.br, dheboracamargo20@hotmail.com
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.