HOSPICE EM VIDEIRA (SC):UM LOCAL PARA ATENDIMENTO A PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇAS CRÔNICAS-DEGENERATIVAS

Autores

  • Emanoelle Gehlen Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Juliana Aparecida Biasi Universidade do Oeste de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-1543-9919
  • Jeferson Eduardo Suckow Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Larissa Woitke Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tulainy Parisotto Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Este trabalho é visa apresentar os resultados do estudo teórico de um anteprojeto de um Hospice para a cidade de Videira (SC), de forma a compreender quais são as necessidades que pacientes com doenças crônicas-degenerativas apresentam e atendê-las no formato de uma edificação que garanta o conforto para os últimos dias destas pessoas. Uma vez que este tipo de auxílio, como os cuidados paliativos, se torna necessário, percebe-se que há poucos locais no Brasil que o oferecem. A metodologia aplicada para o desenvolvimento desta pesquisa é primeiramente exploratória e em segundo plano qualitativa. Na sequência foram realizadas análises para a escolha de um terreno, utilizando o método comparativo entre dois locais selecionados. O lote escolhido localiza-se na Rua Jaçanã, pois apresenta a menor distância entre hospitais e PAME da cidade, rede de apoio próxima, como O Lar Bom Samaritano e Rede de Combate ao Câncer. A conclusão extraída deste estudo é que cada vez mais há mais pessoas diagnosticadas com estes tipos de doenças e em estado terminal, projetar um local que acolha este grupo é necessário, pensando no futuro de toda a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanoelle Gehlen, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica no curso de arquitetura e urbanimo da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Juliana Aparecida Biasi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR/2006), pós-graduada em Engenharia e Gestão de Projetos (PUCPR/2011) e é Mestre em Engenharia Civil (UTFPR/2018). Atualmente é arquiteta, urbanista, paisagista e professora de graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Ensino, com ênfase em projetos, consultoria, gestão de projetos e obras nas subáreas de arquitetura, urbanismo, interiores e arquitetura paisagística.

Jeferson Eduardo Suckow, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Especialista em Geopolítica e Educação Ambiental pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Coordenador no curso de graduação em arquitetura e urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira

Larissa Woitke, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Arquiteta e Urbanista pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Especialista em Projeto de Arquitetura pela  Pontifícia Universidade Católica do Paraná.  

Professora no curso de graduação em arquitetura e urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Tulainy Parisotto, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universade do Oeste de Santa Catarina.

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Professora no curso de graduação em arquitetura e urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Gehlen, E., Biasi, J. A., Suckow, J. E., Woitke, L., & Parisotto, T. (2022). HOSPICE EM VIDEIRA (SC):UM LOCAL PARA ATENDIMENTO A PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇAS CRÔNICAS-DEGENERATIVAS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 7, e32335. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/32335

Edição

Seção

Área das Ciências Exatas e Tecnológicas – Artigos