COLORINDO O MUNDO DA APRENDIZAGEM: DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Marco André Serighelli
  • Domingos Salvador

Resumo

O projeto tem como objetivo geral compreender a influência da integração de práticas pedagógicas que promovem a valorização da diversidade e a inclusão no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças na educação infantil e nos anos iniciais. A diversidade, que engloba características como raça, gênero, orientação sexual, idade e habilidades, é essencial no contexto educacional, pois representa a riqueza de diferenças presentes na sociedade. Na educação infantil e nos anos iniciais, o papel da escola vai além do ensino acadêmico, sendo fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. A valorização da diversidade na educação básica contribui para o desenvolvimento de uma sociedade que respeita e acolhe as diferenças, promovendo a igualdade de oportunidades. Para alcançar esses objetivos, recursos metodológicos como vídeos, filmes, jogos didáticos, leitura de imagens, elaboração de cartazes, confecção de palitoches, rodas de conversa e contação de histórias são utilizados, criando um ambiente de aprendizado que favorece a reflexão e o respeito à diversidade, estimulando o desenvolvimento integral das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Serighelli, M. A., & Salvador, D. (2024). COLORINDO O MUNDO DA APRENDIZAGEM: DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e37008. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/37008

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos