TIC’S E TDIC'S NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A IMPORTÂNCIA PARA À INCLUSÃO DIGITAL

Autores

  • Vanessa Wegner Agostini Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Paloma Farias de Souza
  • Carina Kominkiewicz Almeida
  • Gilberto Antonio Flores da Silva
  • Hellen Cristina de Paula Barbosa
  • Sabrina Silva

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), desempenham um papel crucial na modernização e eficiência dos processos em diversas áreas. As TICs vêm transformando a sociedade ao facilitar o acesso à informação global, criando novas oportunidades e desafios.  O objetivo deste trabalho foi Investigar como a tecnologia está sendo utilizada no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do Meio Oeste Catarinense. Como procedimento metodológico foi realizada a observação da realidade escolar quanto ao uso da tecnologia da informação e comunicação, bem como a aplicação de um questionário com cinco perguntas aos professores de duas escolas públicas de municípios do Meio Oeste de Santa Catarina. A partir da análise dos dados coletas foi possível perceber que ambos os professores reconhecem os benefícios da tecnologia no ensino. Na escola A, a ênfase está na importância das ferramentas para o aprendizado, enquanto na escola B, a interatividade e o engajamento dos alunos através de conteúdos multimídia são destacados. Essas percepções mostram como a tecnologia pode dinamizar e motivar os estudantes em diferentes contextos educacionais. Nas escolas analisadas, a aplicação prática das TICs e TDICs mostrou que, quando bem integradas ao currículo e apoiadas por uma infraestrutura adequada, essas tecnologias enriquecem o ambiente de ensino e aumentam o engajamento dos alunos. Contudo, o estudo também revelou desafios significativos, como a necessidade de melhor qualidade de conexão à internet, recursos tecnológicos e, sobretudo, a capacitação contínua dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Agostini, V. W., Farias de Souza, P., Kominkiewicz Almeida, C., Flores da Silva, G. A., de Paula Barbosa, H. C., & Silva, S. (2024). TIC’S E TDIC’S NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A IMPORTÂNCIA PARA À INCLUSÃO DIGITAL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e36767 . Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/36767

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Resumos