METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: A NOVA ERA DA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Autores

  • Vanessa Wegner Agostini Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ana Carolina Prudêncio
  • Ana Carolina Bueno de Moura
  • Débora Tavares dos Santos
  • Nayara dos Santos Pereira

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão no centro das mudanças atuais, influenciando a maneira como as pessoas se conectam e trabalham. Em especial, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão revolucionando o campo da educação, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível, além de criar possibilidades de interação entre professores e alunos, de modo mais  adaptado às necessidades de cada estudante. Este estudo teve como objetivo investigar o uso de ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender de que forma a tecnologia contribui para o desenvolvimento de habilidades nos estudantes. A metodologia incluiu a observação da realidade escolar quanto ao uso das TIC e a aplicação de um questionário com cinco perguntas aos gestores de duas escolas públicas situadas em municípios do oeste de Santa Catarina. Essa pesquisa foi realizada na disciplina "Práticas Pedagógicas: Tecnologias da Informação", na segunda fase do curso de pedagogia. Os resultados indicam que o uso das TICs vai muito além do emprego de computadores, proporcionando formas de aprendizado mais dinâmicas e contextualizadas para a vida dos estudantes. Ficou evidente que as TDICs abrem espaço para metodologias ativas inovadoras, que despertam o interesse dos alunos e promovem um uso consciente das mídias e ferramentas tecnológicas no processo educativo. As TDICs são essenciais para a criação de um ensino que dialogue com as necessidades contemporâneas, transformando a sala de aula em um espaço mais engajador e adaptado às realidades dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Agostini, V. W., Prudêncio, A. C., Bueno de Moura, A. C., Tavares dos Santos, D., & dos Santos Pereira, N. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: A NOVA ERA DA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e36765 . Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/36765

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Resumos