Intervenções psicoeducativas com a temática de bullying e cyberbullying nas escolas municipais
Resumo
A prática de extensão durante o semestre tem sido gratificante e promissora. Foram realizados trabalhos informativos e de intervenção com a temática que está atualmente bastante presente nas escolas: bullying e cyberbullying. O projeto busca evidenciar o quanto essas situações podem prejudicar a sociedade como um todo, além de promover o bem-estar social.
Utilizando como ferramenta slides e dinâmicas, foi aprofundado os conteúdos sobre bullying e cyberbullying, demonstrando todas as ações e as consequências de quem realiza ou está envolvido com esses tipos de violência. O conteúdo foi mostrado de maneira clara e objetiva para que as crianças entendessem a gravidade da situação. O método utilizado foi o psicopedagógico, fazendo referencial teórico e trazendo dinâmicas que aflorassem o interesse e a necessidade de inclusão.
As considerações finais, o projeto destacou de forma promissora a importância de compreender os impactos do bullying e do cyberbullying na vida daqueles que enfrentam essas formas de violência. Ao trazer à tona a realidade vivida pelas vítimas e abordar o tema de maneira clara e objetiva, o projeto contribui para conscientizar e educar as crianças, promovendo uma compreensão mais profunda de seus contextos. Essa abordagem é essencial para fortalecer o ciclo de saúde mental e criar um ambiente seguro, acolhedor e livre de violência para todos.
Conclui-se que trabalhar com essa temática nas escolas é de suma importância, essas ações fomentam um olhar mais empático e respeitoso, auxiliando no desenvolvimento das crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.