APEX - ATIVIDADE PRÁTICA DE EXTENSÃO: BULLYING E CYBERBULLYING

Autores

  • Ana Vitoria Lemos Unoesc Videira
  • Aline Pittol
  • Eduarda Alves Ferronato

Resumo

O projeto de APEX foi desenvolvido com o objetivo de aplicar intervenções psicoeducativas com os estudantes da rede municipal de ensino, abordando o Bullying e Cyberbullying. Visando capacitar os acadêmicos para atuar no mercado de trabalho, integrando a teoria e a prática. As atividades foram conduzidas na Escola Nucleada Municipal Jacinta Nunes, do município de Rio das Antas (SC), envolvendo dez turmas do ensino fundamental (4º, 5º e 6º anos), com ações no período matutino e vespertino. O planejamento das atividades baseou-se no nível de compreensão dos alunos, utilizando apresentações, vídeos e dinâmicas, como a elaboração de desenhos, para contribuir com a formação de conceitos e melhor compreensão do tema. A abordagem permitiu a criação de um espaço seguro para que os estudantes pudessem compartilhar suas experiências e relatos emocionantes e delicados, como o caso de um aluno que presenciou situações de violência em sua casa. A atividade foi crucial para não somente colaborar com o desenvolvimento profissional e pessoal dos acadêmicos, como também de reforçar a importância de tratar essas práticas como um problema sério, que afeta a saúde física, mental e social das vítimas e podem gerar consequências dolorosas. O projeto também destacou a necessidade de oferecer suporte emocional e acolhimento, como também a importância de orientá-las a buscar ajuda em situações de vulnerabilidade e dessa forma promovendo um ambiente escolar empático e saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Lemos, A. V., Pittol, A., & Alves Ferronato , E. (2024). APEX - ATIVIDADE PRÁTICA DE EXTENSÃO: BULLYING E CYBERBULLYING. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e36706 . Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/36706

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos