RESUMO EXPANDIDO BULLYING E CYBERRBULLYING

Autores

  • Thomas Farina UNOESC
  • Ana Carolina Rodrigues
  • Vanessa Dalmolin https://orcid.org/0009-0005-6416-9555
  • Letícia Rodrigues
  • Maria Fernanda Peretti
  • Alexia Lisot
  • Mara Forlin

Resumo

A violência gera impactos profundos na sociedade, as crianças e adolescentes que sofrem bullying e cyberbullying frequentemente apresentam sentimentos negativos como medo, vergonha, ansiedade e depressão, além de baixa autoestima, desejo pelo isolamento, além de comumente apresentarem dificuldades no desempenho e rendimento escolar. O constante sofrimento emocional gerado, é um tema de extrema relevância e por isso, em busca de alcançar um dos objetivos da psicologia que é a promoção do bem-estar humano, os acadêmicos da 4a fase do curso de Psicologia da UNOESC campus de Videira-SC, através do componente curricular APEX – Atividade Prática de Extensão de Curso, fizeram um trabalho de conscientização acerca do tema para os alunos do ensino fundamental do 3º ao 6º ano das escolas municipais da cidade de Videira –SC, durante o segundo semestre do ano de 2024. A atividade buscou apresentar conceitos de bullying e cyberbullying, exemplos de práticas dessas violências, papeis de vítima, testemunha e agressor, e os impactos gerados na vida dos envolvidos, para fixação do conteúdo, as crianças foram convidadas a desenvolver a dinâmica “Diferenças” que consiste no desenho de um rosto, sem tirar o lápis do papel; também foi apresentada a música “Ser Diferente é Normal” de Gilberto Gil e Preta Gil para enaltecer a importância de respeitar a singularidade de cada um. O trabalho desenvolvido nas escolas incentivou a empatia e o respeito, além de ressaltar a importância de um ambiente escolar seguro, onde as crianças possam ser acolhidas em suas diferenças. Através dessa atividade foi possível perceber o quanto o bullying está presente no cotidiano desse público, não só na escola como em casa e até mesmo nos jogos online configurando assim, o cyberbullying. O principal resultado obtido foi o da conscientização das crianças tanto quanto aos temas centrais quanto a importância da diversidade. Espera-se que essa atividade agregue na construção de adultos com bom caráter e que respeitem ao próximo apesar das individualidades de cada um.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Farina, T., Rodrigues, A. C., Dalmolin, V., Rodrigues, L., Peretti, M. F., Lisot, A., & Forlin, M. (2024). RESUMO EXPANDIDO BULLYING E CYBERRBULLYING. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e36701 . Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/36701

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos expandidos