GENÉTICA E AMBIENTE NO DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Resumo
O presente trabalho apresenta como premissa relatar os resultados de uma atividade realizada no componente de Genética Humana e Comportamental, com os estudantes da 2ª fase do curso de Psicologia em 2024, como proposta de problematização da unidade de ensino genética foi proposto a realização de um PBL. O estudo do PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) iniciou com a apresentação de uma situação problema referente ao aumento do diagnóstico dos distúrbios de aprendizagem. O tema foi selecionado devido ao fato dos estudantes estarem envolvidos, durante o semestre, com a realização de atividades de extensão de orientação nas escolas do município de Videira/SC. Em seguida, os estudantes se organizaram em grupos e elaboraram diferentes hipóteses que indagam como as interações entre a genética e ambiente influenciam o desenvolvimento de transtornos de aprendizagem, analisando cenários como a intervenção precoce, o uso de tecnologias, o papel do ambiente familiar, as interações sociais e os fatores genéticos envolvidos.
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