ENTRE LIKES E COMPARAÇÕES: O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA AUTOESTIMA E AUTOIMAGEM DOS JOVENS

Autores

  • Bianca Varela da Silva UNOESC
  • Heloisa Bittencourt
  • Maxemino Luiz Martinelli

Resumo

Este estudo aborda o impacto das redes sociais na autoestima e autoimagem dos jovens, destacando a relevância do tema frente ao uso crescente da internet, intensificado durante a pandemia de COVID-19. Com uma população jovem significativa, o Brasil concentra cerca de 50 milhões de indivíduos entre 15 e 29 anos, faixa etária caracterizada pela busca de identidade e suscetibilidade a influências externas. Nas redes sociais, padrões de beleza e estilo de vida irreais são difundidos, afetando diretamente a percepção dos jovens sobre si mesmos. Neste contexto, este trabalho investigou como o uso dessas plataformas pode alterar a autoestima e autoimagem, através de objetivos como a análise das comparações sociais, o papel dos influenciadores e a repercussão das idealizações. A metodologia consistiu em uma busca não exaustiva na literatura, permitindo uma compreensão de como os estudos tratam das vivências e opiniões dos jovens sobre o tema. Os resultados esperam contribuir para o entendimento das consequências do consumo exacerbado de conteúdo idealizado, associado a problemas como ansiedade e distorções de imagem, oferecendo subsídios para profissionais de saúde e pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Varela da Silva, B., Bittencourt, H., & Martinelli, M. L. (2024). ENTRE LIKES E COMPARAÇÕES: O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA AUTOESTIMA E AUTOIMAGEM DOS JOVENS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e36643 . Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/36643

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos