CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS: PROPOSTA DE ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DE UM LOCAL DE VALORIZAÇÃO E CONVÍVIO SÊNIOR NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA
Resumo
A população mundial de idosos cresce quatro vezes mais rápido que a de jovens, atingindo 15,1% da população total (IBGE, 2024), com previsões de que dobre até 2050 (ONU, 2022), onde esse aumento pode levar ao envelhecimento solitário, devido a fatores financeiros ou abandono familiar, afetando negativamente a saúde psicológica e emocional. Este trabalho propõe um anteprojeto arquitetônico para um CCI visando a melhoria da qualidade de vida dos usuários, por meio da pesquisa qualitativa aprofundou o entendimento sobre o envelhecimento e relacionou a realidade local com as necessidades do projeto. Terrenos foram avaliados considerando aspectos de localização e legislação, resultando na escolha de lotes próximos ao Hospital Divino Salvador, garantindo acesso e segurança. O CCI em Videira visa a reinserção da população sênior na vida comunitária, enfatizando o envelhecer saudável e o fortalecimento de vínculos familiares, onde o lazer estimulará a interação por meio de atividades esportivas, culturais e artísticas, potencializando a autonomia dos idosos.
Palavras-chave: Arquitetura; Convivência; Idosos; Empoderamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.