ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS E ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Autores

  • Vânia Gaio
  • Mônica Frighetto UNOESC campus de Videira
  • Vanessa Wegner Agostini
  • Fabiana Andreia Schafer de Martini Soares

Resumo

O estágio curricular obrigatório de 2024/2, foi realizado em uma drogaria numa cidade do meio oeste de Santa Catarina. Várias atividades foram desempenhadas, como dispensação de medicamentos e orientações ligadas à atenção farmacêutica. Dentre as dificuldades encontradas estiveram a desorganização do local devido à reforma de ampliação. Foi possível contribuir com a mão de obra no período de reorganização pós-obra. Durante o período de estágio, pôde-se pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e exercer a atenção farmacêutica sob supervisão.

          Este estágio foi realizado na matriz de uma drogaria localizada numa cidade do meio oeste de Santa Catarina. O estabelecimento conta com duas unidades e comercializa medicamentos, produtos de higiene e correlatos, e presta serviços de atenção farmacêutica, como aferição de parâmetros fisiológicos e aplicação de injetáveis.

Dentre as atividades desempenhadas estiveram a limpeza e organização da loja, conferência de validades, arrumação de prateleiras, checagem de temperatura dos ambientes, conferência de inventário, realização e recebimento de transferências entre filiais da rede, recebimento e conferência de mercadorias das distribuidoras, dispensação de fármacos prescritos em receituário, aferição de pressão arterial e temperatura corporal, sob acompanhamento do farmacêutico supervisor.

Durante o período de realização do estágio, a loja encontrava-se em reforma, a fim de ampliar seu espaço. O processo foi realizado no contra turno, sem cessar suas atividades, ocasionando severo comprometimento da organização e disposição das mercadorias. Isso gerou grande dificuldade, tanto para os funcionários quanto para os clientes, em localizar os produtos.

Como a drogaria estava sendo ampliada, houve contribuição de mão de obra para reorganizar os produtos com maior agilidade e fazer a conferência do estoque físico com o do sistema. Também foi possível substituir a ausência de funcionários, além de proporcionar feedback ao farmacêutico e ao proprietário.

Ao término do período de estágio, pode-se concluir que houve grande aproveitamento, pois pôde-se aplicar na rotina os aprendizados obtidos ao longo do curso e adquirir conhecimentos complementares a partir da experiência do farmacêutico supervisor. Como o estabelecimento foca no atendimento personalizado ao paciente, foi possível pôr em prática a atenção farmacêutica, indicando o melhor horário para se administrar os fármacos a fim de se obter a melhor biodisponibilidade farmacológica, bem como reduzir as chances de interações fármaco-fármaco e fármaco-alimento e diminuir a possibilidade de efeitos adversos facilmente contornados, que arriscariam o abandono do tratamento pelo paciente antes de sua conclusão. Como o estabelecimento está localizado num município pequeno e atende majoritariamente o público de idosos e moradores dos arredores, há grande estima pela profissão farmacêutica, onde o profissional é procurado e respeitado pela sua experiência na prestação de serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Vânia Gaio, Frighetto, M., Vanessa Wegner Agostini, & Fabiana Andreia Schafer de Martini Soares. (2024). ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS E ATENÇÃO FARMACÊUTICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e36598. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/36598

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Relatos de caso