BIG DATA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: RECUPERAÇÃO EMPRESARIAL NA ERA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Resumo
No ambiente corporativo, as empresas têm integrado sistemas de automação e tecnologias cognitivas para otimizar operações e aumentar a eficiência de seus serviços e, para garantir a sobrevivência sustentável em um mercado cada vez mais competitivo, têm investido fortemente em recursos tecnológicos (Teixeira; Souza, 2016). A transformação digital, acelerada pela Revolução Industrial, combina automação e análise de dados na tomada de decisões - o avanço oferece oportunidades para inovação e crescimento empresarial, especialmente em condições de crise (Pereira, 2021).
A recuperação empresarial trata-se, pois, de um mecanismo de enfrentamento aos períodos de crise, haja vista permitir a restauração da saúde financeira e operacional da empresa, nas modalidades judicial e extrajudicial, a depender do contexto e necessidade. À letra do artigo 47 da Lei n. 11.101/2005, “a recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor [...]”, com vista à manutenção da atividade empresarial, à preservação dos empregos e o interesse dos credores, “[...] promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica” (Brasil, 2005). A recuperação extrajudicial, trata-se de “[...] uma alternativa prévia à recuperação judicial, pois pressupõe uma situação financeira e econômica compatível com uma renegociação parcial [...]”, sem a necessidade de convocação de todos os credores (Salomão; Santos, 2012, p. 254).
No contexto da era da transformação digital e da recuperação empresarial, o uso de ferramentas tecnológicas como o Big Data e a Inteligência Artificial (IA) ganha relevância, com o intuito de manter a competitividade da empresa e preservar sua atividade. Neste cenário, o estudo se propõe a analisar o quadro associativo entre a transformação digital e o processo de recuperação empresarial, notadamente pelo uso do Big Data e da Inteligência Artificial (IA). Em suas linhas, o texto aborda a adoção destas ferramentas para criação de sistemas de automação e aprendizado de máquina, com vista à melhoria da eficiência, aumento da produtividade e redução de custos. O estudo também explora a possibilidade de reposicionamento do modelo de negócio no mercado de consumidores, por meio do comércio eletrônico, e a inovação e otimização das operações proporcionadas pela transformação digital no contexto da recuperação e crescimento sustentável de empresas.
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