APEX – ATIVIDADE PRÁTICA DE EXTENSÃO: atividades psicoeducativas no CRAS

Autores

  • Ana Vitória Pinnow Lemos
  • Eduarda Ferronato
  • Thainá Correia Unoesc Videira
  • Giancarlo de Aguiar

Resumo

No dia quinze de maio de dois mil e vinte e quatro, um grupo de acadêmicos, foi até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município de Videira, onde realizaram atividades psicoeducativas, com conteúdos aprendidos durante as aulas de “Teoria e Técnicas de Grupo”. Era um grupo composto por adolescentes, que variavam entre meninos e meninas, de 14 a 17 anos. O assunto abordado pelos acadêmicos ao grupo, foi “motivação”, do qual iniciaram pedindo aos adolescentes, o que eles consideravam ser “motivação”, retornando diversas ideias, motivando para o início da dinâmica, da qual se constituía na distribuição de folhas e canetas, que os participantes utilizaram para escrever o que servia de motivação particular para os mesmos. Dobraram os papeis e foi sorteado novamente, de modo que ninguém recebesse o papel que escreveu, sendo assim, leram a motivação que continha no papel que escolheram, abrindo espaço para uma discussão de como aquilo servia de motivação particular, e como a motivação pode ser subjetiva ou coletiva, etc. Ao final, foi realizada uma reflexão geral de como a motivação é importante, sendo distribuído frases motivacionais, e executada uma técnica de relaxamento com respiração consciente. 

 

Palavras-chave: Motivação. Dinâmica. Grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

Pinnow Lemos , A. V., Ferronato, E., Correia, T., & de Aguiar , G. (2024). APEX – ATIVIDADE PRÁTICA DE EXTENSÃO: atividades psicoeducativas no CRAS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e35311. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/35311

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos