PREVENÇÃO AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO EM SALA DE AULA: CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE

Autores

  • Simone Justimiano Unoesc
  • Claudenice Batista de Almeida UNOESC-VIDEIRA-SC
  • Ana Mariza Antunes Grison UNOESC-VIDEIRA-SC
  • Emanuelle Karoliny Freire do Nascimento UNOESC-VIDEIRA-SC
  • Júlia Elisa Tafarel UNOESC-VIDEIRA-SC
  • Anderson Zago Ribeiro UNOESC-VIDEIRA-SC
  • Katia Toazza UNOESC-VIDEIRA-SC

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento das atividades práticas de ensino e extensão (APEX), ministradas pelos acadêmicos da 5ª fase de psicologia, realizadas nas escolas da rede municipal de ensino de Videira-SC, as intervenções foram aplicadas a crianças na faixa etária entre 11 a 14 anos, do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Esta APEX  visa realizar intervenções psicoeducativas para instrumentalizar os alunos na identificação e redução de comportamentos preconceituosos, promovendo a saúde mental no contexto escolar. A temática abordada foi "Prevenção ao Preconceito e Discriminação em Sala de Aula: Conscientização e Valorização da Diversidade". Com base nas intervenções realizadas, constatou-se um interesse significativo dos alunos pelo tema, com participação ativa nas discussões, bem como compartilharam experiências e reflexões. Alguns alunos relataram já ter sofrido preconceito no ambiente escolar, descrevendo sentimentos de tristeza, angústia e ansiedade. Para melhor elucidar a temática, foi exibido um vídeo sobre os tipos de preconceitos e aplicada a técnica de grupo denominada "Gato e Rato". Esta dinâmica tem como objetivo criar uma experiência vivencial que ilustra formas de poder e preconceito presentes na sociedade, promovendo a conscientização  reflexão e incentivando a compreensão e respeito às diversidade. Os resultados evidenciaram a relevância de abordar o tema com frequência, para uma melhor compreensão social e individual dos alunos, bem como a importância fundamental na formação acadêmica dos estudantes de psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

Justimiano, S., Batista de Almeida, C., Antunes Grison, A. M., Freire do Nascimento, E. K., Tafarel, J. E., Zago Ribeiro, A., & Toazza, K. (2024). PREVENÇÃO AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO EM SALA DE AULA: CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e35295. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/35295

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos