PREVENÇÃO AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO: CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE

Autores

  • Alisson Lemos
  • Carlos Vinícius Gonçalves Turcatto
  • Gustavo Donatti
  • Kauam Leodoro UNOESC
  • Eliezer Nathan da Silva Ribeiro
  • Kátia Toazza

Resumo

A intervenção realizada nas Escolas Municipais de Videira, Santa Catarina é
para abordar a prevenção a discriminação e preconceito, de maneira a
cultivar a conscientização e valorização da diversidade. O termo “Ninguém
nasce racista, continue criança” é o lema crucial para instigar a sensibilização
dos ouvintes acerca do tema, que é tão repentino e causa significativos
prejuízos e sofrimentos em nossa sociedade. O projeto contou com a
participação de estudantes frequentadores do ensino fundamental, os quais
foram participativos e designaram o seu tempo para conversas, os quais
trouxeram entendimentos subjetivos referente ao assunto. Nessa ótica, foi
implementado reflexões acerca da discriminação e preconceito, ressaltando
a ligação desses atos e ideais com os construtos sociais impostos em nossos
contextos de vida. A capacidade mediadora é passe chave para promover
insights entre o aprendizado e o aprendiz, o qual foi possível conceber novos
discernimentos e questionamentos. Conclui-se que a conscientização,
prevenção e promoção mediada pela Psicologia junto as práticas
pedagógicas podem auxiliar no desenvolvimento de um ambiente acolhedor
estimulando a saúde mental e empatia dentro do âmbito escolar.

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Publicado

2024-09-18

Como Citar

Lemos, A., Vinícius Gonçalves Turcatto, C., Donatti, G., Leodoro, K., Nathan da Silva Ribeiro, E., & Toazza, K. (2024). PREVENÇÃO AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO: CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e35291. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/35291

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos