PREVENÇÃO AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO: CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE
Resumo
A intervenção realizada nas Escolas Municipais de Videira, Santa Catarina é
para abordar a prevenção a discriminação e preconceito, de maneira a
cultivar a conscientização e valorização da diversidade. O termo “Ninguém
nasce racista, continue criança” é o lema crucial para instigar a sensibilização
dos ouvintes acerca do tema, que é tão repentino e causa significativos
prejuízos e sofrimentos em nossa sociedade. O projeto contou com a
participação de estudantes frequentadores do ensino fundamental, os quais
foram participativos e designaram o seu tempo para conversas, os quais
trouxeram entendimentos subjetivos referente ao assunto. Nessa ótica, foi
implementado reflexões acerca da discriminação e preconceito, ressaltando
a ligação desses atos e ideais com os construtos sociais impostos em nossos
contextos de vida. A capacidade mediadora é passe chave para promover
insights entre o aprendizado e o aprendiz, o qual foi possível conceber novos
discernimentos e questionamentos. Conclui-se que a conscientização,
prevenção e promoção mediada pela Psicologia junto as práticas
pedagógicas podem auxiliar no desenvolvimento de um ambiente acolhedor
estimulando a saúde mental e empatia dentro do âmbito escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.