Estágio Básico I - Observação em contexto de atuação da Psicologia Escolar IFC
Resumo
O estágio foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
Catarinense - Campus Videira, localizado na Rodovia SC 135, km 125 - Bairro Campo
Experimental - CEP 89564-590 - Videira - SC. Campus inaugurado em fevereiro de
2010. As aulas começaram em abril com cursos técnicos e subsequentes em
Agropecuária, Eletroeletrônica, Informática e Segurança do Trabalho, ao passar dos
anos foi instituindo-se demais cursos de modalidades diferentes. Os cursos mais
recentes são Agronomia, iniciado em 2020, e Educação de Jovens e Adultos (EJA),
em 2021. O campus possui mais de 30 mil metros quadrados de área construída, com
salas de aula, laboratórios, biblioteca, refeitório e ginásio. A instituição conta com um
corpo docente, diretor, auxiliares administrativos, orientador educacional, psicólogo,
enfermeira, assistente social, jornalista, programadores, auditores, dentre outros
colaboradores. O objetivo da observação foi descrever de forma qualitativa a observação dos alunos
do primeiro ano do ensino médio integrado ao curso técnico de agropecuária, ao
decorrer das aulas. Proporcionando dessa forma o conhecimento prático do
comportamento de grupos na intervenção observacional em contextos grupais. O
profissional da psicologia na instituição possui a rotina de atendimento aos estudantes,
participação de programas, participação de núcleos específicos da instituição, núcleos
pedagógicos e reuniões de equipe para verificar o processo de ensino e
aprendizagem. Também é feito contato com redes de apoio como CRAS e CREAS,
participações também em formações pedagógicas e suporte de gestão para os docentes.
Após as observações realizadas, conclui-se que que a partir desse estudo é possível
observar a dinâmica da sala de aula, onde os alunos demonstraram estar engajados
nas atividades propostas, desde a explicação dos professores até a realização das
atividades propostas. Também foi de suma importância o suporte prestado pelo
professor aos alunos e a diversidade socioeconômica dos alunos, provenientes tanto
de áreas rurais quanto urbanas e de diferentes faixas de renda, demonstra a
abrangência do Instituto, tendo também o suporte individualizado com a educação
inclusiva. De forma geral o estágio foi de muito aprendizado para com a observação
mais eficaz, instrumento esse que será utilizado ao longo do curso e da vivência
profissional.
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