PREVENÇÃO AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO: CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE
Resumo
Na Atividade Prática de Ensino e Extensão (APEE), foi realizado um projeto com
os alunos do Ensino Fundamental, da rede municipal de Videira - SC. No
período de 05 de Abril até o dia 17 de junho de 2024, sob a orientação da
professora Katia Toazza, abordando o tema prevenção ao preconceito e
discriminação: conscientização e valorização da diversidade. As escolas que
participaram do projeto foram: EEBM Fidélis Fantin, Gabriel Bogoni, Paulo
Penso, Caic, Waldemar Kleinubing, Vilson Pedro Kleinubing e Joaquim
Amarante. Desenvolvido com as turmas de 6° à 9° Ano, seguindo um
protocolo voltado à psicoeducação dos alunos sobre preconceito e
discriminação.
A atividade começava com uma breve apresentação pessoal dos
participantes, seguida por uma série de perguntas para iniciar uma discussão
referente ao tema. Foram explorados temas como: "Quem já ouviu a palavra
preconceito e discriminação?", "Quem conhece alguém que já foi vítima ou
já se sentiu alvo de preconceito ou discriminação?". A intenção foi abrir
espaço para reflexões pessoais e compartilhamento de experiências. Após
essa introdução, houve uma contextualização teórica sobre o assunto
abordado, utilizando exemplos do cotidiano para ilustrar esses conceitos,
pontuando questões como estereótipos, generalizações e a influência dessas
ideias na sociedade. Foi utilizado uma apresentação de slides, para reforçar
os conceitos e exemplos, incluindo discussões sobre diversidade, etnia, raça e
o significado de racismo. Um momento crucial da atividade foi a aplicação
da dinâmica "Gato e Rato", projetada para simular dinâmicas de poder e
hierarquia presentes na sociedade. Nesta dinâmica, os participantes foram
divididos em "gatos", que teriam o poder de impor regras e influenciar, e
"ratos", que deveriam se ajustar às imposições dos "gatos". Após um período,
os papéis foram invertidos, permitindo que todos tivessem experiências
diferentes e reflitissem. Após a dinâmica, os participantes foram reunidos para
uma conversa em grupo, onde poderiam compartilhar seus pensamentos,
sentimentos e observações sobre as dinâmicas vivenciadas naquele
momento. Questões exploradas incluiram as diferentes formas de poder
representadas pelos "gatos", as estratégias de resistência dos "ratos" e como
essas dinâmicas se relacionam com o preconceito e a discriminação no
mundo real. Para complementação da atividade, foi reproduzido um vídeo,
tendo como título: "Ninguém nasce racista. Continue criança", onde ciranças
são direcionadas a falar palavras e frases preconceituosas e discriminatórias,
para uma mulher negra. Representando situações que são recorrentes de
acontecimentos na sociedade. Para a finalização do encontro, os alunos
foram direcionados a formarem grupos e criarem uma frase que promovesse
a prevenção ao preconceito e à discriminação em sala de aula, e também
um bate-papo a respeito da reflexão que o vídeo trouxe para todos,
incentivando os participantes a considerarem ações práticas para
promoverem a inclusão e o respeito em suas vidas diárias, na escola e na
comunidade.
Como conclusão a cerca dessa atividade de extensão, é percebido o grande
impacto que o tema discriminação e preconceito tem sobre as crianças e
adolescentes. É de extrema importância que os acadêmicos de psicologia ou
dentre outros cursos, continuem levando até as escolas e as comunidades
esses temas e demais assuntos para que haja uma psicoeducação com os
alunos.
Fazer com que a comunidade abra os olhos e valorize a diversidade,
trabalhando com a inclusão e respeito com todos, reconhecendo que cada
pessoa tem um papel fundamental e que contribui de forma única para a
comunidade. Com o apoio de todos é possível tornar as comunidades mais
fortes e unidas, sempre em busca da prosperidade, criando um mundo mais
justo, sem preconceito e discriminação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.