AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE JOVEM UNIVERSITÁRIA COMO AUXÍLIO PARA O AUTOCONHECIMENTO
Resumo
A acadêmica da 7 ª fase de psicologia Rayane Gris, avaliou uma jovem de 18 anos, que solita para fins de autoconhecimento. Durante entrevista, surgiram demandas de ansiedade, dificuldade para chorar, atenção, sono, estresse e procrastinação. Foram realizadas seis intervenções entre abril e junho. Os procedimentos incluíram uma anamnese, sete testes psicológicos e uma devolutiva. Testes de personalidade, humor e atenção foram aplicados, destacando-se o AC, BFP, HTP, ETDAH-AD, IFP-II, BDI e EPD.
A avaliada é reservada, com um círculo social restrito, equilibrando trabalho, estudos universitários, atividades religiosas e lazer. Relatou início de ansiedade após falecimento de um parente. Mostrou-se participativa e curiosa, destacando-se na avaliação de atenção concentrada, mas com dificuldades em autorregulação da atenção, motivação e ação.
Os testes revelaram baixa extroversão, confiança interpessoal e abertura a novas experiências, mas alta realização e competência. Os resultados indicam uma tendência à desconfiança, rigidez cognitiva e dificuldades de socialização. Apesar de não apresentar um quadro clínico conclusivo de depressão, demonstrou traços depressivos moderados, sugerindo necessidade de acompanhamento psicológico.
O perfil traçado aponta uma jovem introvertida, desconfiada e conservadora, mas altamente motivada e competente. A acadêmica recomenda nova avaliação em seis meses e acompanhamento psicológico.
Palavras-chave: Autoconhecimento. Avaliação Psicológica. Personalidade. Atenção. Humor. Extroversão. Sociabilidade. Desconfiança. Acompanhamento Psicológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.