RELATÓRIO PSICODIAGNÓSTICO ADULTO

Autores

  • Larissa dos santos Kunen Unoesc Videira
  • Fabiana Piccoli

Resumo

O presente relatório traz como demanda pela paciente S.E.P o desenvolvimento pessoal. Outra queixa é o sentimento de estresse constante, acompanhado por choro e variações de humor. Considerando a demanda apresentada, foi realizada na primeira sessão a entrevista de anamnese a fim de colher informações sobre seu desenvolvimento cognitivo, motor, personalidade, comportamento entre outros. Após, foram realizadas 6 sessões com a paciente com aplicação de testes, objetivando conhecer melhor suas forças e fraquezas, juntamente foram realizadas conversas referente ao cotidiano da mesma, perguntando sobre seu trabalho, lazer, amizades, família, a fim de criar um vínculo. Quanto aos testes foram utilizados na segunda sessão o Quati e o AC. Na terceira sessão foi aplicado o BFP e o BDI- II. Na quarta sessão foi empregado o teste IFP- II. Na quinta sessão foi aplicado o Palográfico, a fim de conhecer um pouco mais sobre sua personalidade e esclarecer alguns dados que ficaram discrepantes de outros testes de personalidade que foram aplicados anteriormente. A última sessão então, foi a devolutiva para a paciente.  

No momento da avaliação, S.E.P, esteve disposta e motivada para a realização dos testes. Geralmente demonstra ideias originais e grande motivação para concretizá-las. Em áreas de seu interesse, possui uma excelente disposição para organizar um trabalho e levá-lo até o fim sem ajuda. Indica introversão, tendência de egocentrismo, atitudes de reserva e pouca necessidade dos outros nas atividades, determinado, disposição empreendedora e algumas vezes teimoso. Precisa aprender a ceder nas coisas menos importantes, para alcançar as mais importantes. Tendência a agir impulsivamente quando sente algum desconforto psicológico, tomando decisões precipitadas. Tende a apresentar oscilações de humor sem motivo aparente, tem dificuldades em controlar sentimentos negativos e baixa tolerância à frustração. Tendência a apresentar oscilações de humor sem motivo aparente, tem dificuldades em controlar sentimentos negativos e baixa tolerância à frustração.

No momento da avaliação as informações levantadas foram insuficientes para um diagnóstico. Contudo, se faz necessário um encaminhamento para acompanhamento psicológico para trabalhar as suas oscilações de humor, os agentes estressantes do seu dia a dia, a ansiedade e as situações vivenciadas em seu passado que podem reverberar ao longo dos anos, auxiliando também no aprendizado de técnica para reconhecer e equilibrar esses sentimentos disfuncionais para uma melhora da sua qualidade psíquica. Recomenda-se continuação das atividades físicas de musculação algo que já pratica e traz benefícios na redução da ansiedade, consequentemente gerando um bem estar tanto físico quanto mental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

dos santos Kunen, L., & Piccoli, F. (2024). RELATÓRIO PSICODIAGNÓSTICO ADULTO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e35032. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/35032

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos expandidos