PREVENÇÃO AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO: CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE

Autores

  • Eliandra Lima
  • Luciano Pellin
  • Negir Pivetta UNOESC
  • Victória Grígolo

Resumo

O trabalho realizado pelos acadêmicos do curso de psicologia da Unoesc Videira, em conjunto com a secretaria municipal de educação de Videira/SC, tem como objetivo prevenir o preconceito e discriminação em salas de aula, através da conscientização e valorização das diversidades existentes no contexto educacional. Para tal, é imprescindível que exista a implementação de práticas que possam promover o respeito às diferenças, inclusão e a construção de um ambiente que seja acolhedor e saudável dentro das escolas.

As atividades realizadas, estão amplamente fundamentas em teorias e conceitos relacionados a raça, grupos étnicos e as consequências para a sociedade sobre as práticas de preconceito e discriminação. Essa temática abordada, possuía o objetivo de informar aos alunos sobre os conceitos de tais práticas e sua prevenção, através de ações inclusivas, embasada no respeito e aceitação dos mais diversos tipos de diferenças. Preconceitos e discriminações ainda são problemas recorrentes que afetam o ambiente escolar, influenciando negativamente o bem-estar e o desempenho acadêmico dos alunos.

Após a realização das atividades, foi possível notar o envolvimento de alunos e professores em prol de ações que visam combater e prevenir o preconceito e discriminação. Isso é fundamental para que o ciclo preconceituoso de discriminatório seja quebrado, promovendo uma sociedade justa e igualitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

Lima, E., Pellin, L., Pivetta, N., & Grígolo, V. (2024). PREVENÇÃO AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO: CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e35013. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/35013

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos