DESENVOLVIMENTO DO SELF NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Adriely Bernardi Unoesc Videira
  • Lauane Camargo Unoesc - Videira
  • Luisa De Araujo Unoesc - Videira
  • Fernanda Kehl Unoesc - Videira
  • Laura Sestren Unoesc - Videira
  • Flávia Ahrenfeld Unoesc - Videira
  • Isadora Pierdoná Biella Unoesc - Videira

Resumo

Conceituando “self”, trouxe a consciência de que os
indivíduos são diferentes uns dos outros. Este texto buscou explorar a
perspectiva individualista introduzida pelo autor nos estudos da
infância/adolescência, destacando o desenvolvimento do "self" e sua relação
com a compreensão de gênero e papéis sexuais. Para alcançar esse objetivo,
foram realizadas revisões bibliográficas da área da psicologia do
desenvolvimento, incluindo obras de William James. O conceito de "self" é
compreendido pelo "Self subjetivo", que emerge por volta dos 9 aos 12 meses
de vida do bebê, marcando o desenvolvimento do "eu" individual,
independente dos pais. Em seguida, o "Self objetivo" por volta do segundo ano
de vida, marcando o início da autoconsciência e o reconhecimento de
emoções. Por fim, o "Self emocional", após os 3 anos, quando a criança
adquire a capacidade de controlar expressões e emoções, alcançando um
estágio mais significativo na adolescência. Esses processos estão
intrinsecamente ligados à compreensão de gênero e dos papéis sexuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-07

Como Citar

Bernardi, A., Camargo, L., De Araujo, L., Kehl , F., Sestren, L., Ahrenfeld, F., & Pierdoná Biella, I. (2024). DESENVOLVIMENTO DO SELF NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e34799. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/34799

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos