DESENVOLVIMENTO DO SELF NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Resumo
Conceituando “self”, trouxe a consciência de que os
indivíduos são diferentes uns dos outros. Este texto buscou explorar a
perspectiva individualista introduzida pelo autor nos estudos da
infância/adolescência, destacando o desenvolvimento do "self" e sua relação
com a compreensão de gênero e papéis sexuais. Para alcançar esse objetivo,
foram realizadas revisões bibliográficas da área da psicologia do
desenvolvimento, incluindo obras de William James. O conceito de "self" é
compreendido pelo "Self subjetivo", que emerge por volta dos 9 aos 12 meses
de vida do bebê, marcando o desenvolvimento do "eu" individual,
independente dos pais. Em seguida, o "Self objetivo" por volta do segundo ano
de vida, marcando o início da autoconsciência e o reconhecimento de
emoções. Por fim, o "Self emocional", após os 3 anos, quando a criança
adquire a capacidade de controlar expressões e emoções, alcançando um
estágio mais significativo na adolescência. Esses processos estão
intrinsecamente ligados à compreensão de gênero e dos papéis sexuais.
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