IDENTIDADE E INTERAÇÃO SOCIAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Resumo
As implicações do desenvolvimento social na infância são cruciais – relações
primárias, contato afetivo e vínculos de apego. Este estudo objetivou a partir
da revisão bibliográfica, compreender o impacto das relações primárias e dos
vínculos de apego na formação da identidade e interação social durante a
infância e adolescência, considerando suas influências no desenvolvimento
emocional e na capacidade de socialização dos indivíduos. Essas relações
impactam a infância, influenciando a forma como os indivíduos socializam e
lidam com as emoções. É na infância que se observa o início da formação da
personalidade e esses elementos interagem entre si e com o ambiente
familiar/social/cultural, moldando a autopercepção, o comportamento e as
relações interpessoais das crianças. Na adolescência, o processo de
identidade entra em crise, demandando que o indivíduo defina a si mesmo e
se comprometa com suas escolhas. O autoconceito desempenha um papel
crucial, influenciando o comportamento e adquirindo mais estabilidade ao
focar na personalidade/crenças/ideologias moldadas pela cultura,
interações sociais e comparações. Conclui-se com o estudo a relevância das
relações de apego na infância/adolescência para o desenvolvimento da
identidade e interação social. As experiências de apego na infância não só
impactam o desenvolvimento emocional inicial, mas também moldam as
habilidades sociais e a capacidade de estabelecer relacionamentos
saudáveis ao longo da vida.
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