A INFLUÊNCIA DOS MEDIADORES ARTÍSTICOS EXPRESSIVOS NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Giancarlo de Aguiar Unoesc
  • Vanessa Tesk UNOESC

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo a utilização de recursos artísticos para favorecer um ambiente de expressão e assim auxiliar no desenvolvimento social das crianças com autismo. O desenvolvimento do contato social eficaz
é de extrema importância, pois todas as pessoas necessitam de contato, somos seres que vivem em comunidade e não sozinhos. Por conta disso, esta pesquisa busca ajudar neste processo de desenvolvimento social, uma comunicação mais efetiva das crianças autistas com o mundo externo e interno. O projeto de pesquisa tem como finalidade proporcionar as crianças
da associação dos amigos autistas de um município do Oeste de Santa Catarina, um ambiente que possibilite o desenvolvimento social através da utilização de recursos expressivos. Este estudo é de abordagem qualitativa, sendo um estudo empírico o qual necessita de comprovação prática, seja através de experimentos e observação de determinado contexto para coleta
de dados em campo. Este estudo será realizado a partir da visão da Gestaltterapia, tendo como conceito de que o homem e todo organismo vivo está interligado, seu foco não está no sujeito ou no ambiente, mas sim na relação
de ambos, do encontro organismo-ambiente.

Palavras-chave: Autismo. Expressão. Arte.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

de Aguiar, G., & Tesk, V. (2024). A INFLUÊNCIA DOS MEDIADORES ARTÍSTICOS EXPRESSIVOS NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 9, e34648. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/34648

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Artigos