AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO E ÍNDICE DE RESTO-INGESTÃO DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO SITUADA NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA-SC
Resumo
O controle do desperdício em uma Unidade Alimentação e Nutrição (UAN) é de extrema importância, pois trata-se de questões econômicas, políticas, culturais e tecnológicas. Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar o desperdício e o índice de resto-ingestão de uma UAN, antes e após campanha educativa. A coleta de dados foi realizada durante 15 dias não consecutivos em local que serve aproximadamente 500 almoços/dia. Analisou-se a quantidade de alimentos distribuídos, consumo per capita, percentual de sobras, quantidade média de sobra por consumidor, percentual de resto-ingestão e resto-ingestão per capita antes e após intervenção com comensais. Resultados demonstraram diminuição do percentual de sobras, do peso da sobra por cliente e do percentual de resto-ingestão após campanha de conscientização, porém esses resultados apresentam-se fora do recomendado pela literatura. O resto-ingestão per capita reduziu após campanha. Nota-se a necessidade de intervenções quanto ao planejamento da distribuição, atividades educativas e de sensibilização para despertar consciência quanto a responsabilidade diante do desperdício alimentar.
Palavras-chaves: Sustentabilidade; desperdício de alimentos; excedente de produção; resto-ingestão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.