LAR DO IDOSO DIVINA VIDA: ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ESTUDO TEÓRICO DESENVOLVIDO PARA PROPOSTA DE ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS EM CAPINZAL, SC
Resumo
Estamos vivendo mais, e a quantidade de idosos dobrará nas próximas décadas. Estas constatações, feitas a partir dos dados do IBGE, reforçam a necessidade de ações que visam qualificar a vida das pessoas com mais de 60 anos. A fim de beneficiar o cenário atual e melhorar o futuro da população idosa é que dispôs-se a realizar o estudo, visando a implantação de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, no município de Capinzal, com o intuito de também atender os demais membros da Ammoc. Para fortalecer essa justificativa, a oferta e a demanda regional foram pesquisadas. Após essas constatações, as demandas atual e futura foram quantificadas, chegando a um público alvo de 52 idosos. Então, foi elaborado o programa de necessidades da edificação e também desenvolvido o pré-dimensionamento dos ambientes. Essa mensuração atingiu a área preliminar da edificação, 2.652,82 m², fato que mostrou a necessidade de escolha de um espaço amplo, chegando à escolha de um terreno de aproximadamente 77 mil m², o qual também foi capaz se suprir as demais condicionantes ambientais, possibilitando viabilizar uma intervenção arquitetônica que promova qualidade de vida aos usuários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.