EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E SUSTENTABILIDADE

ANÁLISE DA RELAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM A ALIMENTAÇÃO

Autores

  • Jessica Dalla Costa
  • Vanessa Wegner Agostini Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A nutrição apresenta papel importante nas diferentes fases de desenvolvimento, manifestando características específicas para cada faixa etária. Na adolescência, pode se manifestar como um período crítico, pois ocorrem diversas alterações que quando não tratadas corretamente podem desenvolver distúrbios alimentares e de auto-imagem. Este trabalho objetivou investigar a relação que os estudantes do ensino médio das escolas públicas têm com a alimentação saudável, a imagem corporal e a produção de resíduos. A pesquisa de natureza quantitativa, utilizou-se de questionários com 89 alunos. A análise dos dados ressaltou que apesar da maioria dos estudantes apresentarem IMC normal (64,04%) e prevalência de satisfação quanto à imagem corporal (59,55%), o consumo de alimentos industrializados, o baixo consumo de produtos in natura e a falta de consciência ambiental quanto à geração de resíduos, preocupa. Portanto, faz-se necessário promover programas de educação nutricional nas escolas como forma de conscientizar os adolescentes da importância da alimentação saudável.
Palavras-chave: Adolescência.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Dalla Costa, J., & Agostini, V. W. (2021). EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E SUSTENTABILIDADE: ANÁLISE DA RELAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM A ALIMENTAÇÃO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 6, e29506. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/29506

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Artigos