QUALIDADE DE VIDA E ASPECTOS DE SAÚDE DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE NO MUNICIPIO DE VIDEIRA - SC
Resumo
A qualidade de vida de pessoas com doença renal crônica (DCR) tem sido destaque em estudos, principalmente pelo acometimento da doença crônica tornar-se obstáculo na progressão, na qualidade e nas expectativas normais de vida. O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade de vida e os aspectos de saúde de pacientes com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise no município de Videira, SC. Participaram do estudo 23 pacientes de ambos os sexos. Para a coleta dos dados foram utilizados os instrumentos KDQOL-SF™ 1.3, para avaliar a qualidade de vida, e o questionário adaptado de Marinho e colaboradores (2017), para avaliar os aspectos de saúde. Para a análise estatística foi utilizada a correlação de Spearmann, e para a associação das variáveis, o teste de Qui quadrado. Os resultados do estudo mostraram predominância do sexo masculino, e um grupo que apresenta idade média de 50,6 anos. Quanto aos aspectos de saúde, 43,4% fazem hemodiálise há um período entre 1 e 5 anos, 47,8% possuem hipertensão arterial associada à doença renal, e para 100% do grupo, as custas do tratamento são pagas pelo SUS. Já em relação à qualidade de vida, os maiores escores foram encontrados nos domínios suporte social, estímulo da equipe de diálise e satisfação do paciente; e os piores escores foram encontrados nas funções física, função emocional e papel profissional. O estudo mostra também, a correlação positiva entre os domínios da qualidade de vida e a qualidade global. Conclui-se então, que a qualidade de vida dos pacientes com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise é regular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.