PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE
Resumo
Com o surgimento de novos empreendimentos, a necessidade de inovação e adaptação às novas exigências do mercado aumentam consideravelmente, com isso a competição se torna item essencial no mundo das empresas. São poucos os setores em que a competição não interferiu na estabilidade e na dominação dos mercados, e com a crescente inovação no mundo dos negócios, cada vez surgem entrantes, trazendo novas capacidades e desafios. Neste artigo pretendeu-se analisar a possibilidade de tratar o planejamento estratégico empresarial como ferramenta de competitividade. Vale ressaltar que a estratégia empresarial é a direção que a empresa adota para buscar os seus objetivos e garantir sua sobrevivência. Já a competitividade é tida como o fator do sucesso ou do fracasso das organizações empresariais. Ao fim do estudo foi possível concluir que as organizações precisam definir uma estratégia e possuir um planejamento para atingir seus propósitos, tomar decisões, saber aproveitar as oportunidades do mercado, conhecer as ameaças, e isso, consequentemente, a tornará diferente das demais, proporcionando-lhe um diferencial em meio a um mercado tão concorrente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.