A A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente artigo objetivou demonstrar a importância de trabalhar a psicomotricidade na educação básica, como estratégia para garantir um bom desenvolvimento para as crianças, proporcionando adaptação às mudanças que acontecem com seu corpo nesse período da vida, e também nas relações da criança com o mundo externo. O trabalho realizado refere-se aos estudos e resultados do componente curricular Estágios Curriculares Supervisionados em Pedagogia – realizados em instituições de educação infantil e anos iniciais, aplicados nos anos de 2019 e 2020. O estudo foi iniciado com uma pesquisa bibliográfica e levantamento de dados a partir da observação no contexto escolar, para posteriormente, criar métodos para a prática docente com ênfase em atividades de noção corporal, noção temporal, lateralidade, percepções, ritmo e equilíbrio, coordenação motora ampla e fina e valorização da linguagem corporal. Os planos foram criados de acordo com a limitação das crianças e suas faixas etárias, utilizando-se de estratégias como dança, musicalização, teatro, contação de histórias, desenhos, circuitos, jogos e brincadeiras.
Palavras-chave: Pedagogia. Estágio Curricular. Psicomotricidade. Aprendizagem. Educação Básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.