A LEITURA E A ESCRITA ENQUANTO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR:
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente estudo visa analisar os resultados advindos da prática de estágio, cujo objetivo foi estimular a leitura e a escrita, enquanto prática interdisciplinar, com vistas a formação de alunos críticos e reflexivos na Educação Básica. O ato de ler está diretamente ligado com a emancipação do sujeito, pois através da leitura pode-se compreender o passado, entender o presente e até mesmo modificar o futuro. Como recursos metodológicos fez-se o uso da pesquisa bibliográfica e de diferentes estratégias didático-pedagógicas para auxiliar na intervenção pedagógica. A prática de estágio foi realizada no segundo semestre do ano de 2019 na Educação Infantil e em 2020, de forma remota, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados alcançados evidenciam que a escola deve promover a inserção do aluno no universo da leitura e da escrita, pois assim irá contribuir para a formação de sujeitos crítios e emancipados.
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