A LEITURA E A ESCRITA ENQUANTO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR:

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Marcielly Palhano
  • Camila Regina Rostirola Unoesc

Resumo

O presente estudo visa analisar os resultados advindos da prática de estágio, cujo objetivo foi estimular a leitura e a escrita, enquanto prática interdisciplinar, com vistas a formação de alunos críticos e reflexivos na Educação Básica.  O ato de ler está diretamente ligado com a emancipação do sujeito, pois através da leitura pode-se compreender o passado, entender o presente e até mesmo modificar o futuro. Como recursos metodológicos fez-se o uso da pesquisa bibliográfica e de diferentes estratégias didático-pedagógicas para auxiliar na intervenção pedagógica. A prática de estágio foi realizada no segundo semestre do ano de 2019 na Educação Infantil e em 2020, de forma remota, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados alcançados evidenciam que a escola deve promover a inserção do aluno no universo da leitura e da escrita, pois assim irá contribuir para a formação de sujeitos crítios e emancipados.

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Biografia do Autor

Camila Regina Rostirola, Unoesc

ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO.

 

Projeto Político Pedagógico: Instrumento de melhoria da qualidade educativa?

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Palhano, M., & Rostirola, C. R. (2020). A LEITURA E A ESCRITA ENQUANTO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR:: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e27130. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/27130

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos