EXPRESSÃO CORPORAL E CRIATIVIDADE: AS DIFERENTES ALTERNATIVAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA TRABALHAR A APRENDIZAGEM COM OS ALUNOS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A expressão corporal está intimamente interligada à psicomotricidade. Sendo uma forma de linguagem através de uma comunicação não verbal tem como objetivo central o corpo humano. A pscicomotricidade na escola busca maneiras de associar a expressão corporal com todos os movimentos, conceitos e estratégias didáticas possíveis. Por ser envolvimento entre o movimento e pensamento, o homem necessita de habilidades, adaptar-se ao meio em que vive, sabendo que necessita de domínio corporal, percepções sensoriais, desenvolver a concentração, adquirir domínio de comandos psicomotores, a coordenação motora fina, global e o equilíbrio. O eixo trabalhado foi a expressão corporal com a criatividade; porém, para que o desenvolvimento ocorresse foi preciso bem mais do que apenas permitir que a criança se expressasse. Também, foi necessário que se conhecesse os conceitos importantes que envolvem a expressão corporal.Foi preceptívelque a psicomotricidade e as expressões dos alunos mudam, desenvolvem-se, melhoram a cada intervenção, garantindo sua maior independência e,cada vez mais, sua autonomia.
Palavras-chave: Pedagogia. Psicomotricidade. Educação Básica. Expressão Corporal. Aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.