A A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE E DA LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO CORPORAL DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente estudo busca estudar o processo de desenvolvimento humano. A psicomotricidade que visa a trabalhar aspectos social, emocional e motor, mostra que desenvolver a criança como um todo é primordial, uma vez que o movimento psicomotor complementa o trabalho que o professor faz em sala de aula, desde o processo de alfabetização, introdução às sílabas e regras. A psicomotricidade ainda, favorece a formação do equilíbrio para a escrita, com relevânciana aquisição da escrita, na letra da criança, na noção de espaço no caderno entre outros tantos. Tudo isso é um conjunto de ações que a educação infantil e os anos iniciais realizam para alcançar o objetivo da formação integral da criança. Compreendendo a importância do uso da psicomotricidade e da ludicidade como recursos pedagógicos fundamentais, espera-se contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação básica. Os benefícios do movimento psicomotor orientado na formação da criança são evidentes, e assim, devem ser trabalhados desde a infância, o que não significa que ela não possa ser desenvolvida no decorrer da vida, pois a psicomotricidade ajuda em todas as fases, a superar limites, medos e frustrações.
Palavras-chave: Pedagogia. Estágio Supervisionado. Psicomotricidade. Ludicidade. Aprendizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.