A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES: A CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AFETIVIDADE E DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ESPAÇO ESCOLAR
Resumo
O presente trabalho objetivou instigar a leitura e a prática de valores com vistas ao desenvolvimento da afetividade e a melhoria das relações interpessoais no espaço escolar. Quando a criança começa a frequentar a escola, traz consigo sua cultura, que pode ser diferente da adquirida no local. Na interação com o mundo exterior, a escola tem um importante papel, tanto nos processos cognitivos como nos sociais, pois assim, o aluno tende a desenvolver a autonomia, a identidade e a sabedoria. Os valores quando abordados no processo de ensino visam auxiliar o aluno com suas atitudes presentes e futuras. As instituições escolares colaboram com o crescimento individual e coletivo dos alunos, no sentido do desenvolvimento de valores e das relações interpessoais. A experiência nos estágios possibilitou vivenciar a teoria e a prática, com muita reflexão sobre as atividades realizadas. Percebeu-se também que a temática de valores proprocionou o ensejo de contribuir para a transformação os alunos em pessoas éticas, onde respeitar as regras, ter a autonomia e liberdade, são condições para ser um ser humano melhor.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Pedagogia. Educação Básica. Valores. Literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.