A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente trabalho, o qual foi desenvolvido com os alunos de Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental, teve como objetivo demonstrar a importância da ludicidade como recurso didático-pedagógico. No momento que se trabalha com o lúdico em sala, o professor favorece a aquisição singular do conhecimento ao aluno, proporcionando uma aprendizagem contextualizada, onde cada construção de saber é significativa. O ensinar ludicamente favorece a elaboração de uma estrutura cognitiva e intelectual com amplitude no processo de desenvolvimento do aluno. O professor ao trabalhar de maneira interdisciplinar com diferentes estratégias envolventes consegue resultados satisfatórios quanto à aquisição de qualidade educacional levando ao desenvolvimento integral. O aluno precisa de ação em sala de aula, tendo possibilidade de aprender os conteúdos por diferentes métodos, para que sua aprendizagem seja de qualidade, e não só quantitativa. É através do professor que se pode transformar o indivíduo, promovendo uma construção significativa para sua identidade. A ludicidade tem seu papel fundamental em ser um recurso didático que favorece as aprendizagens e desenvolvimento no contexto geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.