A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Stelli Dy Angelli Tesser
  • Geraldo Vieceli Unoesc - Videira

Resumo

O presente trabalho, o qual foi desenvolvido com os alunos de Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental, teve como objetivo demonstrar a importância da ludicidade como recurso didático-pedagógico. No momento que se trabalha com o lúdico em sala, o professor favorece a aquisição singular do conhecimento ao aluno, proporcionando uma aprendizagem contextualizada, onde cada construção de saber é significativa. O ensinar ludicamente favorece a elaboração de uma estrutura cognitiva e intelectual com amplitude no processo de desenvolvimento do aluno. O professor ao trabalhar de maneira  interdisciplinar com diferentes estratégias envolventes consegue resultados satisfatórios quanto à aquisição de qualidade educacional levando ao desenvolvimento integral. O aluno precisa de ação em sala de aula, tendo possibilidade de aprender os conteúdos por diferentes métodos, para que sua aprendizagem seja de qualidade, e não só quantitativa. É através do professor que se pode transformar o indivíduo, promovendo uma construção significativa para sua identidade. A ludicidade tem seu papel fundamental em ser um recurso didático que favorece as aprendizagens e desenvolvimento no contexto geral.

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Biografia do Autor

Geraldo Vieceli, Unoesc - Videira

Coordenador do curso de pedagogia e Artes Visuais da Unoesc Campus de Videira

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Tesser, S. D. A., & Vieceli, G. (2020). A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e26141. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/26141

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos