A MUSICALIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EXPLORAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O projeto de estágio com o tema Musicalidade como recurso pedagógico para a exploração da literatura infantil com os alunos da Educação Básica, foi desenvolvido na Educação Infantil em uma turma de Pré II, e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma turma do 2º ano. Por meio de recursos da área das linguagens, como a música e a literatura infantil, possibilitaram-se práticas diferenciadas, tornando o processo de ensino e aprendizagem totalmente interdisciplinar, uma vez que cada recurso utilizado conteve uma porção de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento nos dois níveis da Educação Básica. Constatou-se que o projeto apresentado, assim como as práticas desenvolvidas através deste, foram de grande valia, por tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa, com experiências concretas que levaram os estudantes a interagir a aprender com o grupo. Nesse contexto, conclui-se que as histórias infantis, trabalhadas através da musicalidade, são capazes de envolver a atenção das crianças de forma efetiva, encantandoas e propiciando a diversão concomitantemente ao aprendizado do conteúdo necessário, de acordo com cada faixa etária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.