A MUSICALIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EXPLORAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Samuel Strauss Mozz
  • Geraldo Vieceli Unoesc - Videira

Resumo

O projeto de estágio com o tema Musicalidade como recurso pedagógico para a exploração da literatura infantil com os alunos da Educação Básica, foi desenvolvido na Educação Infantil em uma turma de Pré II, e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma turma do 2º ano. Por meio de recursos da área das linguagens, como a música e a literatura infantil, possibilitaram-se práticas diferenciadas, tornando o processo de ensino e aprendizagem totalmente interdisciplinar, uma vez que cada recurso utilizado conteve uma porção de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento nos dois níveis da Educação Básica. Constatou-se que o projeto apresentado, assim como as práticas desenvolvidas através deste, foram de grande valia, por tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa, com experiências concretas que levaram os estudantes a interagir a aprender com o grupo. Nesse contexto, conclui-se que as histórias infantis, trabalhadas através da musicalidade, são capazes de envolver a atenção das crianças de forma efetiva, encantandoas e propiciando a diversão concomitantemente ao aprendizado do conteúdo necessário, de acordo com cada faixa etária.

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Biografia do Autor

Geraldo Vieceli, Unoesc - Videira

Coordenador do curso de pedagogia e Artes Visuais da Unoesc Campus de Videira

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Mozz, S. S., & Vieceli, G. (2020). A MUSICALIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EXPLORAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e26140. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/26140

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos