O PAPEL DA LUDICIDADE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Anderson Franciosi
  • Geraldo Vieceli Unoesc - Videira

Resumo

Este estudo teve como finalidade compreender de que maneira a ludicidade influência na formação do aluno, formando aprendizagens significativas na vida escolar de um grupo de alunos da cidade de Treze Tílias, SC, com o tema: “O papel da ludicidade na formação integral dos alunos da educação básica”, tendo como objetivo geral estimular a formação integral dos alunos da educação básica a partir de atividades lúdicas. As atividades foram estruturadas pensando na sala de aula e nas limitações dos alunos. Várias metodologias e estratégias didáticas foram adotadas para a realização da prática, visando sempre à formação crítica e participativa dos envolvidos. Com as atividades foi possível perceber que é possível aprender brincando, demonstrando que os mesmos podem ser conciliados, formando conhecimentos sólidos e duradouros. Essa metodologia fornece meios para que os alunos consigam superar obstáculos, promovendo a construção do saber e desenvolvendo a criatividade. Foi possível perceber o desempenho e
envolvimentos de cada aluno, através de experiências significativas e prazerosas.

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Biografia do Autor

Geraldo Vieceli, Unoesc - Videira

Coordenador do curso de pedagogia e Artes Visuais da Unoesc Campus de Videira

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Franciosi, A., & Vieceli, G. (2020). O PAPEL DA LUDICIDADE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e26137. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/26137

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos