A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A psicomotricidade tem como objetivo central estudar o homem a partir de seu corpo em movimento, estimulando os aspectos físicos, mentais, afetivos, emocionais e socioculturais. Trabalhar com atividades psicomotoras na educação básica é garantir o pleno desenvolvimento da criança, proporcionando estratégias diferenciadas dentro do contexto escolar. O trabalho em pauta refere-se aos resultados dos Estágios Curriculares Supervisionados em Pedagogia, realizados na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no ano de 2018. O estudo foi desenvolvido primeiramente por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados a partir de observações, para assim iniciar as práticas docentes com ênfase em atividades que estimulassem a coordenação motora, a lateralidade, a noção espaço-temporal, o ritmo, a expressão, o equilíbrio e a valorização da linguagem corporal. Os planos de aula foram organizados e direcionados de acordo com a faixa etária dos alunos, propiciando interação, socialização e respeito com o outro por meio de atividades lúdicas com o corpo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.