ESTRESSE OCUPACIONAL EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE VIDEIRA-SC
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar o nível de estresse ocupacional nos
professores do ensino fundamental das escolas municipais de Videira, SC,
utilizando a Escala de Estresse no Trabalho (EET) e questionário
sociodemográfico e ocupacional, com 75 professores. Resultados: 76%
possuem especialização, 53% de 1 a 10 anos de docência, 80% apenas um
emprego e 80% trabalham de 21 a 40 horas semanais, 59% recebem entre 1
a 3 salários mínimos, 45% não praticam nenhum tipo de exercício. Quanto ao
nível de estresse no trabalho e aspectos de trabalho 26% dos professores
apresentam entre 21 e 30 pontos e 32% apresentam entre 51 e 60 pontos.
Conclui-se que a profissão de professor é papel de grande responsabilidade,
além da carga horária excessiva, trabalhos em turnos diversos, quantidade
de atividades fora do período de trabalho, fazem com que aumente sua
exposição aos agentes estressores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.