ESTUDO PARA ELABORAÇÃO DE ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UM CENTRO DE APOIO E CONVIVÊNCIA A PESSOAS COM CÂNCER NA CIDADE DE VIDEIRA-SC.
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida para a elaboração de anteprojeto arquitetônico de um centro de apoio e convivência oncológico a ser implementado na cidade de Videira–SC. Cresce cada vez mais os índices de diagnósticos de câncer e, baseado nisso, tratamentos com foco no suporte emocional dos pacientes e familiares, estão mais presentes. Ao relacionar a arquitetura com a vivência das pessoas que são acometidas pelo câncer, pode-se entender a influência do espaço no bem-estar emocional, uma vez que, ao integrar ambientes internos e externos, a edificação proporciona um recinto conchegante para seus usuários. Fundamentado por estudos de caso, além de visita in loco, para análise arquitetônica da sede da Rede Videirense de Combate ao Câncer, pode-se elaborar um programa de necessidades compatível com a demanda local e capacidade do terreno pertencente à instituição. Assim, o estudo permite perceber que a implantação de um centro de apoio e convivência, é capaz de proporcionar interação social e prática de atividades voltadas à saúde emocional dos pacientes e de seus familiares, também tem como função oferecer prevenção, auxiliando nos índices de saúde pública e social do município.
Palavras-chave: Arquitetura Institucional. Humanização. Câncer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.