EMOÇÕES COM BASE NA NEUROCIÊNCIA E A SUA LIGAÇÃO COM OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ÁREA DA PSICOLOGIA
Resumo
O sistema nervoso é uma das partes mais incríveis do ser humano, levando em consideração a quantidade de processos que ocorrem em uma estrutura tão pequena. A Neurociência enquanto ciência, busca estudar a respeito dos funcionamentos e das estruturas do sistema nervoso humano, onde nos últimos anos, vem crescendo grandemente a quantidade de pesquisas e avanços em tratamentos, conhecimentos científicos, métodos de tratamentos e ademais, no que diz respeito as estruturas cerebrais. Dessa maneira, o objeto de estudo do presente artigo são as emoções, que estão presentes também no sistema nervoso humano e pelas quais, o sistema límbico é o responsável. No entanto, estruturas como a amígdala, o córtex pré-frontal e o hipotálamo tem grande importância no regulamento e funcionamento dos processos emocionais, tornando essas estruturas de grande importância para que seja possível o entendimento de tais processos. Diferenças entre as áreas ativadas por emoções positivas e negativas, ou ainda, as diferenças ocorridas em casos de indivíduos com algum tipo de Transtorno de ansiedade, por exemplo, também são campos de pesquisa da Neurociência e dessa maneira, parte também do presente artigo.
Palavras-chave: Emoções. Neurociência. Sistema Nervoso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.