ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA (APLV)
Resumo
Múltiplas condições clínicas relacionadas a alergia à proteína do leite de vaca estão presentes em indivíduos hipersensíveis. Essas interferem na qualidade de vida de diversas pessoas, afetando 5% da população pediátrica e 2,3% da população adulta. Portanto, nesta pesquisa objetivou-se buscar informações a respeito de como o organismo reage a APLV. Trata-se de uma pesquisa explicativa, baseada na literatura científica. Foi realizada como parte do Componente Curricular Imunologia, Curso de Nutrição, Unoesc, Videira. As principais palavras chaves utilizadas na pesquisa bibliográfica foram: Sintomas APLV; Alergia; Proteína do leite de vaca; Caseína; Leite; IgE. Os dados apotam que a APLV é caracterizada por uma reação adversa desencadeada por uma resposta imune específica. A alergia pode ser IgE-mediada, não IgE mediada ou mista. Após o antígeno entrar no organismo, o anticorpo IgE liga-se aos mastócitos e basófilos e nesta ligação as células do sistema imune secretam histamina e outras substâncias químicas causadoras dos sintomas alérgicos. Apresenta reações imediatas, minutos após a ingestão, geralmente são sintomas cutâneos, gastrointestinais, respiratórios e anafilaxia. Já as reações tardias ocorrem dias depois, sendo os sintomas predominantes os gastrointestinais. O diagnóstico
é baseado na história clínica mais o teste cutâneo e/ou IgE séricas específicas para PLV. A dieta de exclusão do leite de vaca também pode ser útil para o diagnóstico conclusivo de APLV. Até o momento a única prevenção eficiente para esses alérgicos é a restrição total da proteína do leite de vaca. A dieta restritiva deve ser acompanhada por um nutricionista a fim de manter o indivíduo com uma dieta nutritiva, saudável e equilibrada.
Palavras chaves: Reação alérgica. IgE. Complexo imune. Mastócito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.